
O ex-prefeito Antério Mânica foi transferido para a Penitenciária de Unaí na tarde desta sexta-feira (24). A informação foi confirmada pela pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por volta das 15h30.
Antério Mânica está preso desde 16 de setembro deste ano, quando se entregou à polícia e cumpria pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF).
Pena ampliada
Na última terça (21), a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) aumentou, de 64 para 89 anos, a pena de Antério Mânica.
Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage, Eratóstenes de Almeida Gonsalves e Aílton Pereira de Oliveira foram assassinados quando faziam fiscalização em fazendas do Noroeste de Minas.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/08/27/mortos_chacina_unai_620.jpg)
O julgamento foi resultado do recurso de apelação interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e determinou a execução imediata da pena.
Antério Mânica foi julgado duas vezes pelo Tribunal do Júri em razão dos mesmos fatos. A primeira condenação ocorreu em 2015, quando ele recebeu pena de 99 anos, 11 meses e 4 dias. Porém, cerca de três anos depois, em 2018, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou recurso da defesa e, por maioria de votos, vencido o relator, anulou o primeiro resultado, determinando a realização de novo júri.
No segundo julgamento, realizado em 27 de maio de 2022, o Conselho de Sentença condenou novamente o réu pelo crime de quádruplo homicídio, triplamente qualificado, por motivo torpe, mediante pagamento e sem possibilidade de defesa das vítimas e para assegurar a impunidade de outro crime. Nesse segundo juri, o Juízo da 9ª Vara Federal de Belo Horizonte reduziu a pena para 64 anos e concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade, o que motivou a apresentação de recurso pelo MPF.
De acordo com a procuradora regional da República Mirian Moreira Lima, que atua no caso desde 2004, responsável pela instrução em plenário e uma das autoras da denúncia, “a pena deveria ter sido aplicada no mesmo patamar do julgamento anterior (100 anos) e o nosso recurso sustentou que não foram levadas em consideração as qualificadoras desse tipo de crime”. Além disso, o MPF também sustentou que a lei anticrime previu o cumprimento imediato da pena, quando superior a 15 anos, em caso de condenação pelo Tribunal do Júri.
A procuradora regional da República Cristiana Koliski Taguchi, em atuação junto ao TRF6, manifestou-se favoravelmente ao recurso do MPF e pela rejeição do recurso da defesa.
Na sessão de julgamento, o TRF6 considerou procedentes os argumentos do MPF quanto à definição da pena e, além de elevar o tempo de prisão, ainda reformou a decisão da 9ª Vara quanto ao direito do réu de recorrer em liberdade. Antério Mânica está preso desde 16 de setembro deste ano, após o TRF6 determinar o cumprimento imediato da pena.
Na mesma sessão, também foi julgado recurso interposto pela defesa pedindo anulação do segundo júri com base em supostas nulidades, o que foi julgado improcedente.
Em nota, o advogado Marcelo Leonardo, que defende Antério Mânica, disse que “considera injusta e ilegal a decisão do TRF6, porque o júri está nulo por diversos motivos”.
“A defesa vai recorrer, primeiro, no próprio TRF6 e, se preciso, em segundo lugar no STJ”.
Ler o Próximo
Discussão durante jogo de sinuca acaba em morte em Brasilândia de Minas
Homem de 63 anos é preso por exploração sexual de menores em Buritis/MG
Operação da Polícia Ambiental Fiscaliza Estoques de Pescado em Brasilândia de Minas e Identifica Irregularidades
Governo de Minas e Cemig entregam nova subestação em Paracatu para ampliar oferta de energia na região
Discussão durante jogo de sinuca acaba em morte em Brasilândia de Minas
Recurso impetrado pelo MPMG amplia condenações por desvio de dinheiro público em Paracatu
Homem de 63 anos é preso por exploração sexual de menores em Buritis/MG
Acidente entre carretas, caminhão boiadeiro e carros deixa um homem e uma mulher mortos na BR-251 em Unaí/MG
Grávida e mais quatro morrem em acidente entre ambulância e caminhão na MGC-354 em Presidente Olegário
Estudante de Brasilândia de Minas conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática
Homem que tentou matar a esposa grávida de oito meses em escadaria de santuário em Unaí é condenado a mais de 20 anos de prisão
Início dos Trabalhos da Equipe de Transição Governamental em Cabeceira Grande MG
Artigos relacionados

Operação apreende toneladas de carvão vegetal extraído ilegalmente em João Pinheiro e Brasilândia de Minas
