Um vereador da cidade de Riachinho, interior de minas, foi preso na última quarta-feira (27) depois que resistiu à uma abordagem policial. Utilizando um veículo, o homem prensou dois policiais contra uma parede e ainda tentou agredir a guarnição com socos e pontapés até que, finalmente, foi contido e encaminhado à presença da autoridade policial. Os policiais sofreram apenas ferimentos leves.
Apurado que a ocorrência se iniciou por volta das 19 horas quando uma viatura cruzou com um veículo que era conduzido por um menor de idade. O carro, um Ford Corcel, foi parado e o motorista, um adolescente de 15 anos, afirmou que o veículo pertencia ao seu patrão, Wanderson Francisco Araújo, vereador, de 29 anos. O jovem disse, ainda, que ele tem o costume de dirigir o veículo a mando do vereador.
Os policiais contataram Wanderson e ele assumiu a irregularidade da condução do veículo pelo adolescente. Então, todos foram até o quartel da PM para registrar a ocorrência. Assim que chegou, Wanderson disse que iria retirar seus pertences do Corcel e, neste momento, deu partida e empreendeu fuga em direção à sua residência em alta velocidade. Os militares prontamente iniciaram a perseguição.
As guarnições conseguiram alcançar o vereador já na rua de sua casa e os militares ordenaram que ele descesse do veículo, mas Wanderson não obedeceu. Os policiais se aproximaram e o edil insistiu com a resistência, agredindo-os quando tentavam retirá-lo do carro. Não satisfeito, Wanderson começou a desacatar as autoridades e, para piorar ainda mais a sua situação, acelerou o veículo na direção dos policiais, prensando dois Cabos da PM na parede. Depois disso, os militares conseguiram retirar o vereador do interior do veículo.
No momento em que Wanderson foi retirado do carro, familiares e amigos dele chegaram ao local e iniciaram uma confusão para tentar evitar a prisão. Então, os policiais tiveram que utilizar da força e de técnicas de imobilização com projeção ao solo, o que causou ferimentos no vereador. Devidamente contido e algemado, o edil foi colocado na viatura e conduzido até o hospital de Riachinho. No trajeto, fez novas ameaças aos militares.
Já no quartel, o conselho tutelar foi acionado por conta do envolvimento do adolescente. O veículo foi apreendido e o vereador Wanderson Francisco Araújo foi preso, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Unaí para as demais providências.
Fonte: JPAgora