O TRE determinou que novas eleições sejam realizadas no município de Urucuia e que o chefe do Executivo seja penalizado com multa.
O prefeito de Urucuia (MG), Geraldo Anchieta Rosário Oliveira (PR), e o vice, Matusalém Pereira Mota (PT), foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral por captação ilícita de votos.
O TRE determinou que novas eleições sejam realizadas no município e que o chefe do Executivo seja penalizado com multa. Ele foi eleito em 2008 e reeleito em 2012 com 2.821 votos, o equivalente a 50,02%.
De acordo com o TRE, a ação de investigação judicial foi proposta por Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho (PMN), segundo colocado nas eleições de 2012. Ele alega que o prefeito e o vice captaram votos por meio da entrega de materiais de construção.
Ainda conforme o TRE, o juiz eleitoral não entendeu que houve irregularidades, mas em julgamento de recurso no TRE, a cassação foi determinada por quatro votos a três.
A data para a eleição suplementar ainda não foi definida. Quando isso ocorrer, o presidente da Câmara Municipal de Urucuia deverá ocupar o cargo de prefeito, até que sejam empossados os novos eleitos.
Fonte: G1