Medida abrange Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Maranhão, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina
Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência de cidades dos estados de Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Maranhão, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina todos por causa de estiagem.
Os reconhecimentos foram oficializados por meio das portarias nº 248, 249, 251 e 253, publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (1º). A medida foi tomada devido à ocorrência de fortes chuvas, estiagem, seca, enxurradas, inundações e chuvas granizo.
Em Minas Gerais, oito cidades tiveram sua situação de emergência reconhecida. São elas: Araçuaí, Bandeira, Bonfinópolis de Minas, Manga, Novorizonte, Rubim, Salinas e São João da Lagoa.
Bonfinópolis de Minas foi incluída apos da administração municipal decretar situação de emergência em decorrência do longo período de estiagem. A administração busca auxilio do Governo Federal, com ações que ajudem a amenizar a forte seca que atinge o município.
Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.