Idoso morre ao cair de ambulância na BR-040 no Noroeste de Minas

Vítima tinha Mal de Alzheimer e saiu de João Pinheiro para uma consulta médica em Belo Horizonte. Um idoso de 81 anos morreu nesta quarta-feira depois de cair de uma ambulância em movimento na BR-040, próximo a São Gonçalo do Abaeté, no Noroeste de Minas. Ele morava na Zona Rural de João Pinheiro, no Norte do Estado, e era levado em um veículo do município para uma consulta médica em Belo Horizonte. Nenhum profissional de saúde o acompanhava, apenas a nora e o motorista, que só perceberam a falta do paciente cerca de 10 km após a queda.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a nora do idoso contou aos policiais que cochilou na viagem e assustou ao perceber que a porta da ambulância estava aberta e o sogro ausente. Eles saíram de João Pinheiro por volta das 4h e rodaram aproximadamente 120 km até ocorrer o acidente. O paciente era acometido por Mal de Alzheimer e tinha consulta regular marcada para as 13h na capital.

O corpo do idoso estava caído sobre a pista a aproximadamente 10 km de distância de onde a nora e o motorista perceberam a queda. De acordo com a PRF, não havia sinais de que ele tivesse sido atropelado, mas tal hipótese é considerada. A perícia poderá determinar se as lesões e fraturas sofridas pela vítima são compatíveis com atropelamento ou se devidas à queda na via. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal de Patos de Minas.

O prefeito de João Pinheiro, Carlos Gonçalves, disse que tão logo soube do acidente determinou à secretária de saúde, Graciele Gomes da Silva, que fosse a Patos de Minas prestar o auxílio necessário à família do idoso. “Ela me disse que os relatos indicam que o paciente abriu a porta da ambulância e saltou”, conta. O prefeito esclareceu ainda que nenhum enfermeiro acompanhava o paciente porque a condição de saúde dele não exigia a presença do profissional. “Ele não estava internado. A gente sempre oferece o transporte quando precisa de consulta fora da cidade”, disse.

A secretária de saúde, por sua vez, afirmou que a ambulância tinha plenas condições de transporte, tendo sido adquirida pelo município no começo deste ano. “Os carros sempre passam por avaliação. Inclusive, a maçaneta interna da porta dos fundos sempre é quebrada para evitar que alguém abra a porta, para não chamar a atenção do paciente”, afirmou. O caso será investigado pela Polícia Civil.

O corpo do idoso, que morava no distrito de Canabrava foi liberado do IML de Patos de Minas no começo da noite e levado para João Pinheiro. Segundo o prefeito Carlos Gonçalves, a família, moradora do distrito de Canabrava, possui plano funerário “mas o traslado e todas as outras despesas estão sendo arcadas pela prefeitura”, garantiu. Ele classificou o acidente como uma fatalidade e afirmou que todo apoio à família será dado.

 

Fonte: http://www.em.com.br

Sair da versão mobile