Um dia após a presidente Dilma Rousseff anunciar cinco pactos nacionais em diversas áreas, entre elas a educação, cerca de aproximadamente 30 alunos da Escola Estadual Cândido Ulhoa, realizaram, na Segunda-feira 24/06, uma pequena manifestação exigindo melhorias no salário dos professores da rede estadual, fim da PEC 37, contra os investimentos na Copa, dentre outras reivindicações. A manifestação foi organizada por alunos do terceiro ano, direção da escola e alguns professores.
Os estudantes foram dispensados mais cedo do horário de aulas para participarem da manifestação, porém somente um grupo participou do movimento eles saíram da escola pelas ruas da cidade e seguiram para a porta da Prefeitura Municipal, vários servidores saíram para acompanhar a manifestação, o Prefeito Donizete estava no gabinete saiu para acompanhar o grupo de alunos que estava na rua em frente a Prefeitura. Segundo o Prefeito, a intenção em recepcionar os alunos era no sentido de receber deles alguma possível reivindicação no âmbito municipal porém ninguém se manifestou nesse sentido.
O Prefeito destacou que é legitimo o direito de manifestação e que deve ser exercido pelos cidadãos. Os alunos cantaram o hino nacional de costas para a Prefeitura, logo em seguida saíram sem apresentar nenhuma reivindicação ao Prefeito e retornaram para frente da Escola.
O Portal Bonfinópolis, entrevistou alguns alunos acompanhe alguns trechos de declarações feita, alguns pediram para não serem identificados:
Essa manifestação de hoje foi para expor nossa insatisfação com o governo pela péssima saúde e educação. Queremos mais valorização dos professores, esses que dão a vida por nós e o salário nada valorizado! Queremos e merecemos um país melhor, não somos contra a seleção, somos contra a corrupção.
Aluna do 3º Ano da E.E.C.U
Nós não fizemos caminhada contra prefeito e nem contra ninguém. Nossa caminhada foi apolítica, apartidária, sem ferir os direitos da pessoa humana, e respeitando os direitos civis e individuais do cidadão. Apenas exercemos a democracia “a liberdade de manifestação
Marcos Brandão, aluno do 3º Ano E.E.C.U
Chegou com esse ideia na sala, todos nós concordamos, fomos de sala em sala convidando os demais alunos da escola, eles também Concordaram, tivemos o apoio da nossa diretora e alguns professores. Apesar de nem todos os alunos do turno da manhã participarem, fomos assim mesmo pra rua. Acho que também teve influencia dos manifestações que estão acontecendo
Aluna do 3º Ano da E.E.C.U