NoroesteSaúdeUnaí/MG

Primeira morte por dengue em Unaí é confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de MG

Segundo a coordenadora de epidemiologia do município, Maria Sued da Silva, o paciente era do sexo masculino e tinha 73 anos. Unaí tem 642 casos confirmados da doença.

O primeiro óbito por dengue em Unaí foi contabilizado no Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

Segundo a coordenadora de epidemiologia do município, Maria Suete da Silva, o paciente era do sexo masculino e tinha 73 anos. Unaí tem 642 casos confirmados da doença.

PUBLICIDADE REGISTRO DE MARCA

“Ele era cardiopata, já teve caso de histórico de asma, tinha diabetes também, tinha outras comorbidades… Ele teve o diagnóstico de dengue em 23 de janeiro através do teste rápido, no dia 25 foi internado com dispneia, perda de consciência, estado febril e evoluiu para agravamento que o levou ao óbito no dia 30 de janeiro”, detalha.

 
O processo de investigação de uma morte suspeita pela SES leva tempo, são analisados, por exemplo, o histórico de saúde da pessoa antes do adoecimento e os sintomas que ela apresentava antes de falecer. Além disso, é feita coleta de material para exames laboratoriais.
 
Ainda de acordo com a coordenadora de epidemiologia, os profissionais de saúde têm observado um maior agravamento nos casos de dengue, o que gera também uma maior procura pelas unidades de saúde.
 
Maria Suete da Silva destaca ainda que o município tem feito ações para combater o mosquito Aedes aegypti, como mutirões de limpeza e uso de fumacê. Apesar das iniciativas, ele pede o apoio dos moradores.
 
“A gente pede à população que contribua com a Secretaria de Saúde, com os agentes de endemias e que mantenha seus quintais limpos e sem água parada.”

Artigos relacionados