Principal

Palestra sobre o “Novembro Azul” é realizada na Câmara de Bonfinópolis de Minas.

A secretaria municipal de saúde, com a finalidade de propor atividades de estímulo à cidadania e temas de interesse público, realizou no dia 24 de novembro a palestra “Novembro Azul – Cuidados com a saúde do homem através da Prevenção do Câncer de Próstata” que ocorreu na sede da câmara municipal, contou com a presença da população.

O evento foi organizado como parte da campanha “Novembro Azul”, que busca conscientizar a população a respeito da saúde do homem. Para falar a respeito dos cuidados e da prevenção de doenças ligadas ao sexo masculino, a palestra contou com a participação dos médico urologista Dr. Arilson Carvalho de Belo Horizonte que atende 1 vez por mês na nossa cidade.

PUBLICIDADE REGISTRO DE MARCA

Dr.Arilson falou sobre os números do câncer de próstata no Brasil :

Dr ARILSON
Dr. Arílson Carvalho, médico urologista.

Em 2014, a estimativa do Instituo Nacional do Câncer, (INCA) aponta para, aproximadamente, 69 mil novos casos. A cada seis homens, um é diagnosticado com a doença, representando um novo caso a cada 7,6 minutos. O diagnóstico precoce da doença é essencial para o aumento das chances de cura. “No estágio inicial, a doença pode demorar a se manifestar. Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos já se encontram em fase avançada.

Em estágio avançado, a doença leva o paciente a ter dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, hematúria (presença de sangue na urina), dor nas costas ocasionada pela presença de metástases e, nos casos mais graves, infecção generalizada e insuficiência renal.
O diagnóstico da doença é realizado por meio do exame de toque retal (ou de próstata, como é conhecido), que permite ao médico perceber qualquer anomalia na parede da próstata. Em seguida, o especialista recomenda o exame de dosagem do Antígeno Prost
ático Específico, o PSA, que é feito por meio de coleta de sangue. Caso sejam encontradas alterações, é realizada uma biópsia, para indicar, ou não, a presença de tumor.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em 90%. Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso, a importância dos exames”, finaliza Dr. Arílson Carvalho.

 O evento foi organizado pelo Secretário de Saúde, José dos Reis juntamente com a   Coordenadora do PSF do Bairro Brasilinha Lívia Matos, e  contou com a presença do prefeito Donizete, vereadores e população bonfinopolitana.

10815600_740816059333996_1558062373_o

novembro público

novembro azulvc

novembro azul

Artigos relacionados