Um homem de 63 anos foi preso em Buritis após investigações apontarem que ele explorava sexualmente duas adolescentes de 15 anos. A prisão ocorreu na última quarta-feira (23), durante o cumprimento de um mandado expedido pela justiça.
A polícia iniciou as investigações após receber denúncias de familiares, que suspeitaram de uma das adolescentes. Ela dormia ocasionalmente fora de casa, ostentava um bom celular, comprava lanches e mantinha outros gastos. Isso levantou suspeitas de que ela estivesse se prostituindo, pois não tinha condições financeiras para tais gastos, e que um homem mais velho poderia estar fornecendo dinheiro em troca de relações sexuais.
Em julho, de acordo com o Ministério Público, o investigado buscou as duas meninas na cidade e levou para sua fazenda, onde teriam consumido bebidas alcoólicas, mantido relações sexuais e recebido os pagamentos em dinheiro. Um dos pais das meninas procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência após ter acesso às mensagens trocadas entre sua filha e o suspeito.
Em setembro, o homem teria perseguido uma das adolescentes em um carro, dando sinais de farol e tentando conversar com ela. A adolescente teria se recusado e fugido, mas foi alcançada pelo homem, que teria ameaçado de morte o pai dela. Diante das novas ameaças, a família registrou um novo boletim de ocorrência.
Segundo o depoimento à polícia de uma familiar de uma das adolescentes, o homem teria seduzido outras menores.
Com base nas denúncias e nas evidências, o Ministério Público pediu à justiça a expedição de um mandado de prisão temporária e busca e apreensão, além da quebra do sigilo telefônico e telemático do suspeito, incluindo dados armazenados em celulares, computadores e outros equipamentos, além de dados armazenados em servidores remotos (nuvem).
A Polícia Civil cumpriu a ordem judicial na tarde da última quarta-feira (23). O homem foi encaminhado ao presídio de Buritis. As investigações prosseguem em segredo de justiça.