Alta de dengue e Covid deve sobrecarregar serviço de saúde após Carnaval

Gestores estaduais e municipais de saúde preveem uma maior sobrecarga dos serviços nas próximas semanas

Com o aumento de casos de dengue e a progressão da Covid, autoridades de saúde em níveis estaduais e municipais preveem uma maior demanda nos próximos dias e já planejam ajustes nos horários de funcionamento das unidades e reforço nas equipes. Nas primeiras seis semanas deste ano, os casos de dengue quadruplicaram, de acordo com o Ministério da Saúde, totalizando 512.353 casos suspeitos, em comparação com os 128.842 registrados no mesmo período de 2023. O país registrou 75 mortes.

Ao mesmo tempo, os novos casos semanais de Covid ultrapassaram 36 mil, com um aumento consistente nas últimas cinco semanas. Até 8 de fevereiro, havia 194 óbitos. Segundo o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), esse cenário não era observado desde abril de 2023.

Em duas semanas, a média móvel de casos de Covid em São Paulo aumentou de 168 para 404, um crescimento de 140%. Jurandi Frutuoso, secretário-executivo do Conass, destaca que a pressão resultante do aumento da dengue e da Covid representa um desafio adicional para o SUS (Sistema Único de Saúde), algo que tende a se agravar nas próximas semanas.

Sair da versão mobile