
O governador eleito Romeu Zema (Novo) anunciou nesta sexta-feira, 21 de dezembro, o nome que vai ocupar a pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A indicada para a pasta é a atual presidente da Irriganor – Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Ana Valentini.
Ana Maria Soares Valentini é Mineira de Capitólio, no Sul de Minas, é produtora rural e engenheira florestal, formada pela Universidade Federal de Viçosa em 1984. Tem especializações em Administração Rural também pela Federal de Viçosa e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente preside a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (IRRIGANOR), mora em Unaí e produz grãos no município de de Bonfinópolis de Minas MG, região Noroeste do estado.
Participa, desde 1987, do PRODECER – Programa de Desenvolvimento do Cerrado, que contou com o apoio do governo japonês para ampliar as áreas agricultáveis de soja no Brasil. Entre seus trabalhos como engenheira de pesquisa florestal esteve em meados anos 80 no projeto na Amazônia ˜Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais”, coordenado pela fundação WWF (World Wide Fund for Nature), que é uma Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.
Ana Valentini ajudou na realização do Zoneamento Ambiental Produtivo no Ribeirão Almas
Foi a frente da Irriganor que ela conseguiu através de uma parceria entre a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas, Sebrae MG e Prefeitura de Bonfinópolis de Minas realizar um estudo inédito no Noroeste Minas.
Preocupada com produção agrícola e com o meio ambiente em especial com o uso dos recursos hídricos da bacia do Ribeirão Almas principal fonte hídrica do município, o ribeirão é a principal fonte para irrigação da chapada e pelo fornecimento de água para população da cidade de Bonfinópolis de Minas. Ana Valentini conseguiu unir parceiros com finalidade de realizar um estudo uma tecnologia inovadora desenvolvida pela FAEMG, a tecnologia é conhecida como (ZAP) Zoneamento Ambiental e Produtivo, a finalidade dessa ferramenta foi realizar um estudo diagnostico da bacia do Ribeirão das Almas.
ZAP – Zoneamento Ambiental e Produtivo
A ferramenta utiliza uma metodologia que estuda o ambiente. A partir daí aponta os problemas e as necessidades de mitigação, que são as correções que devem ser feitas pelos usuários da água para melhorar a situação ambiental e produtiva de uma bacia hidrográfica. O responsável pelo estudo foi o Instituto Antônio Ernesto Salvo (Inaes), uma Associação civil, sem fins lucrativos.
Criada há 10 anos e ligada à Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), essa Associação tem como objetivo desenvolver projetos e programas, a exemplo desses de utilização do ZAP. Estuda os problemas e a proposição de ações para o desenvolvimento dos sistemas produtivos de base agrícola.
Pela rede social o prefeito de Bonfinópolis de Minas Donizete Antonio dos Santos parabenizou Ana Maria Valentini pela nomeação da Secretaria Estadual de Agricultura de Minas Gerais.