
Dentro da chamada ‘onda verde’, os municípios que passaram a integrar o programa estadual podem abrir somente serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias e farmácias. Veja lista das cidades que agora seguem protocolos estabelecidos pelo governo.
Até esta segunda-feira (15), treze cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste aderiram ao “Minas Consciente”, programa criado pelo governo estadual para promover a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19.
Além de Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Patos de Minas, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté e Serra do Salitre, também aderiram ao programa as prefeituras de Arapuá, Brasilândia de Minas, Campo Florido, Paracatu, Presidente Olegário, Romaria e Varjão de Minas.
Conforme o plano do “Minas Consciente”, estas cidades estão dentro da onda verde. Agora, com a adesão ao programa, as atividades econômicas seguem os protocolos estaduais, podendo abrir somente serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias e farmácias (veja aqui a lista das atividades permitidas).
Minas Consciente
O programa “Minas Consciente” é destinado à possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável em cada município, permitindo a retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial.
O objetivo é orientar as prefeituras quanto às medidas considerando, em primeiro lugar, a manutenção da saúde da população. Ficará a critério de cada prefeito aderir ao programa e seguir os protocolos no município.
Segundo o governo estadual, até o dia 10 de junho, 130 prefeituras de Minas Gerais já tinham oficializado a adesão ao programa, abrangendo mais de 3,6 milhões de habitantes.
Os empresários que desejam voltar com as atividades nos estabelecimentos devem consultar se a Prefeitura aderiu ao programa e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Ondas
O “Minas Consciente” setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, que serão liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e da propagação da doença em cada região.
- Onda verde – serviços essenciais;
- Onda branca – primeira fase;
- Onda amarela – segunda fase;
- Onda vermelha – terceira fase.
Todos os municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste estão na onda verde do programa. Nessa classificação, os municípios ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos, já que a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável caso o número de casos cresça em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
Por isso, a orientação é que esses municípios continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Abaixo, veja a lista das cidades que ainda não aderiram ao programa:
- Abadia dos Dourados
- Água Comprida
- Araguari
- Araporã
- Araxá
- Cachoeira Dourada
- Campina Verde
- Campos Altos
- Canápolis
- Capinópolis
- Carmo do Paranaíba
- Carneirinho
- Cascalho Rico
- Centralina
- Comendador Gomes
- Conceição das Alagoas
- Conquista
- Coromandel
- Cruzeiro da Fortaleza
- Delta
- Douradoquara
- Estrela do Sul
- Fronteira
- Frutal
- Grupiara
- Guarda-Mor
- Guimarânia
- Gurinhatã
- Ibiá
- Indianópolis
- Ipiaçu
- Iraí de Minas
- Itapagipe
- Ituiutaba
- Iturama
- João Pinheiro
- Lagamar
- Limeira do Oeste
- Matutina
- Monte Alegre de Minas
- Monte Carmelo
- Nova Ponte
- Patrocínio
- Pedrinópolis
- Perdizes
- Pirajuba
- Planura
- Prata
- Pratinha
- Sacramento
- Santa Juliana
- Santa Rosa da Serra
- Santa Vitória
- São Francisco de Sales
- São Gotardo
- Tapira
- Tiros
- Tupaciguara
- Uberaba
- Uberlândia
- União de Minas
- Vazante
- Veríssimo
fonte: G1.com