
Pequenos produtores de Dom Bosco buscaram o curso de Inseminação Artificial para promover o melhoramento genético de seus rebanhos. O treinamento do Sistema FAEMG/SENAR/INAES teve a parceria da Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas (CAAFBOM).
Segundo o instrutor Luciano Tavares, os animais nascidos a partir da inseminação artificial têm enorme potencial produtivo, e os produtores não precisam expandir área nem rebanho para obter aumento de produção e de renda. “Com a evolução genética dos rebanhos, os produtores conseguem trabalhar até com menos animais e obter crescimento”.
Avanir Rodrigues de Freitas trabalha em uma fazenda de gado de corte e se sente preparado para fazer a inseminação nos animais. “Aprendi muito no curso. Hoje, se não investir no melhoramento genético dos animais, a gente fica para trás”.
O curso mostra todas as etapas do processo: reconhecimento do cio, horário adequado de inseminação, manipulação do botijão criogênico para retirada do sêmen armazenado, descongelamento do sêmen, montagem do aplicador e a inseminação propriamente dita. Aborda ainda os benefícios e as limitações da técnica, as condições de manejo, sanidade, nutrição, controle para implantar a inseminação artificial e os recentes avanços na técnica, como o uso de sêmen sexado, IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e protocolos hormonais para indução de cio e ovulação de matrizes.
A presidente da CAAFBOM, Rita dos Santos, está satisfeita por poder atender os produtores do município vizinho. “Todos estão muito entusiasmados. Estão dando valor ao nosso trabalho e se qualificando e, certamente, vão alcançar bons resultados”.
Fonte: Patos em Destaque