
Conclusão de etapa chave da construção da ponte sobre o Rio Paracatu na LMG-680
Uma etapa significativa da construção da ponte sobre o Rio Paracatu, na LMG-680, na região Noroeste de Minas, foi concluída com sucesso nesta segunda-feira (5/7). Durante todo o dia, as equipes responsáveis pela obra trabalharam na finalização da concretagem da laje do tabuleiro central, utilizando um total de 4.492 toneladas de concreto, transportadas em 561 viagens de caminhões.
Com essa fase concluída, o progresso físico da obra atingiu um índice de execução de 93%.
A equipe de construção agora concentra seus esforços nos serviços de encabeçamento da ponte, que fará a ligação da estrutura com a rodovia LMG-680. A conclusão de todos os trabalhos e a liberação do tráfego na área estão previstas para o próximo mês. Enquanto isso, a travessia sobre o rio continuará sendo feita por meio de um desvio, que acrescenta 20 km ao percurso.
“Essa obra é de extrema importância, pois está situada em uma área de grande produção de grãos, e esses produtos precisam ser transportados com agilidade e segurança. Investir em infraestrutura é proporcionar desenvolvimento, geração de emprego e renda”, avalia Rodrigo Tavares, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
A construção da ponte, que iniciou-se em junho de 2022, possui 195 metros de extensão e está localizada no KM 20 da rodovia LMG-680, estabelecendo a ligação entre os municípios de Paracatu e Brasilândia de Minas.
A LMG-680, além de conectar as cidades, é responsável pelo escoamento da produção sucroalcooleira da maior área irrigada do Brasil e uma das maiores da América Latina. Paracatu, atualmente, possui aproximadamente 73 mil alqueires de terra irrigada, onde estão instaladas duas usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar.