
Deverá ser iniciada, no mês de março que vem, a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2023. A Secretaria de Estado de Fazenda confirmou o mês e informou que divulgará, posteriormente, a tabela de pagamento conforme o final da placa, emissão das guias e os valores a serem recolhidos.
Governo de Minas Gerais informa que os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023) têm início previsto para março. Demais detalhes, como calendário, emissão de guias e tabelas com valores, serão amplamente divulgados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) em momento oportuno”, diz a nota da SEF.
Em 2022 os proprietários de automóveis puderam pagar cota única entre os dias 21 e 25 de março, de acordo com o fim da placa do veículo, ou dividir em três parcelas.
Para onde vai o dinheiro do IPVA?
Segundo a Lei Nº 14.937, de 23 de dezembro de 2003, o dinheiro arrecadado com o IPVA é dividido entre estado (50%) e município (50%) onde o veículo se encontrar registrado, matriculado ou licenciado.
Os recursos são utilizados em serviços essenciais para a população, como saúde, infraestrutura, educação, segurança e transporte. A receita prevista em 2022 para Minas é de R$ 7,1 bilhões, perante uma frota de aproximadamente 10,6 milhões de automóveis.