
O aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Cândido Ulhoa, no município de Bonfinópolis de Minas, aprendeu nesta terça-feira (02-12) uma palavra nova: ‘Enfurnar’. Essa foi a única palavra que ele errou ao participar da etapa final do ‘Soletrando – Aprendendo com as palavras’, mas mesmo assim conquistou o primeiro lugar da iniciativa.
“Eu soletrei umas seis palavras e a única que errei foi ‘Enfurnar’, porque não conhecia e também não tinha entendido a pronúncia”, conta Hugo. O estudante conquistou o primeiro do concurso, que é resultado de uma parceria entre a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Unaí e as secretarias municipais de educação da região do noroeste mineiro.
Ao todo, seis alunos de escolas estaduais e municipais participaram da etapa final da iniciativa. Para Hugo, o projeto foi uma importante oportunidade de conhecer coisas novas.
“Foi tudo muito bom. Tive a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e aprendi mais palavras”, conclui.
“O projeto foi dividido em três etapas. A primeira foi a escolar, a segunda a municipal e por fim a regional. Os meninos soletraram palavras nos níveis: fácil, intermediário e difícil”, conta a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), Janaíla Carneiro de Freitas. O ‘Soletrando – Aprendendo com as palavras’ teve por objetivo favorecer a maior assimilação de palavras novas e ampliação do vocabulário dos alunos.
Premiados
1º lugar – Hugo Cardoso Coelho -Escola Estadual Cândido Ulhoa, em Bonfinópolis de Minas
2º lugar – Luana Lopes de Almeida -Escola Estadual Alvarenga Peixoto, em Natalândia
3º lugar- Wirio Neimson Souza Valverde – Escola Municipal Lázaro Xavier Pires, em Formoso
O primeiro lugar foi premiado com um notebook, o segundo ganhou um tablet e o terceiro uma bicicleta. Os prêmios foram adquiridos a partir de uma parceria com as faculdades e cooperativas da região e a prefeitura municipal de Buritis.
Fonte:SRE