AgriculturaBonfinópolis de Minas/MGNoroestePrincipal

Com colheita perto do final, Minas Gerais deve ter de 10 a 15% menos soja do que safra passada

Condições climáticas muito variadas, de veranico à excesso de chuvas, prejudicaram o desenvolvimento das lavouras que devem ser totalmente colhidas nos próximos 15 dias. Mercado apresenta dificuldades aos produtores, que não conseguem boas remunerações.

A colheita da soja já atingiu 90% do total de área em Minas Gerais e o restante deve ser finalizado nos próximos 15 dias. Após sofrer com muitas variações climáticas durante o ciclo da soja, os produtores do estado estão encontrando queda de produtividade entre 10 e 15% com relação ao atingido na safra passada.

PUBLICIDADE REGISTRO DE MARCA

“Eu tive áreas de 35 sacas por hectare e tive áreas de 75 sacas. Tivemos problema seríssimo de estiagem no meio do ciclo da soja, então a soja mais precoce teve a sua produtividade mais prejudicada. Agora por último, no noroeste de Minas, está sofrendo com chuva e estão perdendo por excesso de chuvas”, conta Wesley Barbosa de Freitas, presidente da Aprosoja de Minas Gerais.

Outra dificuldade enfrentada pelos produtores mineiros é na hora da venda da produção, uma vez que os preços não refletiram essa queda de produtividade e deixam as contas apertadas devido aos custos de produção que seguem aumentando, por exemplo o cloreto de potássio, que segundo o presidente da Aprosoja, subiu de uma média de US$ 300,00 para cerca de US$ 500,00.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados