
O baixo nível da água no Ribeirão das Almas tem gerado preocupação na população ribeirinha que vive próximo a nascente do Ribeirão das Almas, localizado no município de Bonfinópolis. O conflito referente no uso da água naquela região é um problema recorrente, e já foi objeto de denúncias e muitas reclamações junto aos órgãos ambientais competentes, e segue sem uma solução definitiva para o problema.
Os efeitos da estiagem também estão sendo sentidos por produtores agrícolas da região que segundo os ribeirinhos aumentaram a pressão de captação sobre o curso d’água, resultando em uma expressiva redução da vazão do pequeno ribeirão, que além de auxiliar na irrigação de lavouras é utilizado no fornecimento de água para a população da cidade de Bonfinópolis de Minas.
Outro fator que agravou o problema foi a alta dos preços dos grãos no mercado commodities agrícolas, na busca de uma rentabilidade financeira maior motivou os irrigantes a intensificarem a produção em todo Brasil, principalmente que utiliza da irrigação como ferramenta de produção, porém, a escassez de chuva na região, aliada a utilização da irrigação acima do comum tem gerado muita preocupação aos ribeirinhos, que passaram a notar um uso exagerado do recurso hídrico.
Um ribeirinho nos enviou imagens registradas na tarde de terça-feira (08/06/2021), relatando a preocupação como nível do Ribeirão das Almas, e chamou a atenção de que ainda não estamos no ápice da estiagem em nossa região, no entanto, o ribeirão já está sentindo a grande pressão de captação exercida sobre ele.
Nossa equipe entrou em contato com Juliana Gracieli Resende de Oliveira – Coordenadora Executiva e Bióloga da Irriganor- Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais, a associação é composta por produtores rurais irrigantes inclusive da região do Ribeirão Almas.
Segundo a Bióloga, a Irriganor não iria se posicionar especificamente sobre o caso, visto não ter nenhuma informação sobre o fato ocorrido. Ressaltou ainda que a associação recomenda aos seus associados a sempre cumprir e respeitar a legislação ambiental vigente.
Busca por lucratividade recorde tem impulsionado uso da irrigação
O tempo segue favorável aos negócios, estimulados pela valorização das commodities agrícolas e pela maxidesvalorização do real.
O outro lado dessa temporada de multiplicação de lucros é o avanço da inflação doméstica. Nos doze meses contados até março, os preços dos produtos alimentícios subiu 11,7%, tendo-se como referência o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).
O impacto na renda domiciliar é grande para ampla maioria dos brasileiros, porque gastos com alimentação consomem cerca de 60% dos orçamentos das famílias.
Evolução dos valores comercializados de 2019 a 2021.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/cotacoes
Por favor autoridades do município de Bonfinopolis de Minas cuidem do meio ambiente da nossa região nasci e cresci e tenho terras na beira deste rio que foi de água transparente que víamos os peixes nadando hoje está nesta situação que vimos,vamos cuidar da vida é dever de todos.