A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou a identificação dos primeiros casos da variante delta em Unaí (MG). Até esta quarta-feira (11), a cepa – considerada mais transmissível – já foi identificada em 11 pessoas em MG.
De acordo com a SES, trata-se de duas mulheres, de 24 e 40 anos. As amostras delas foram coletadas em 15 de junho e 18 de julho deste ano. A forma como elas contraíram a variante ainda está sendo investigada. A Prefeitura de Unaí informou que ainda aguarda a chegada dos exames que confirmaram a identificação da cepa. Veja a nota completa abaixo.
O monitoramento das variantes é feito pela SES, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). As amostras são analisadas de forma aleatória.
“O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG) tem realizado o monitoramento semanal das variantes circulantes no estado, através da amostragem aleatória realizada em nove unidades regionais de saúde, escolhidas estrategicamente devido à localização geográfica no território mineiro, totalizando 180 amostras analisadas por semana”, informou a SES.
Além de monitorar os casos confirmados e os contatos, a SES afirmou que atua junto com as demais autoridades de saúde para tentar minimizar os riscos de disseminação da delta.
“A SES-MG também está coordenando o alinhamento com a rede de laboratórios para fortalecer a vigilância genômica em Minas Gerais, além do contato direto com o CIEVS Nacional /Ministério da Saúde para direcionamento das ações em decorrência de casos confirmados.”
Diante do aparecimento de casos da variante delta, a SES-MG reforçou a importância de se reforçar as medidas de prevenção e da vacinação contra a Covid-19.
“A Secretaria tem também adotado estratégias para acelerar a imunização, principal medida de prevenção. É imprescindível que a população, que integre os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), não deixe de procurar uma unidade de saúde para a vacinação contra a covid-19, sem esquecer do reforço da segunda dose, já que só com o esquema completo é possível reduzir a transmissão da doença e evitar a forma grave da doença.”
O que é a variante delta?
A delta, também chamada de B.1.617, foi identificada pela primeira vez na Índia em outubro de 2020. A variante está por trás de uma nova onda de infecções em Israel, Reino Unido, Estados Unidos e países asiáticos, como China e Indonésia.
Essa cepa apresenta uma modificação na proteína que fica na superfície do vírus, responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.
Apesar dos estudos apontarem que a delta é mais transmissível, ainda não é possível afirmar que sua letalidade é maior ou que provoque casos mais graves.
O que diz a Prefeitura de Unaí
Leia nota na íntegra
“Em referência à indagação de possível ocorrência de dois casos de variante Delta de Covid-19 em Unaí-MG, informamos que:
A coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Unaí, aguarda que a Fundação Ezequiel Dias – FUNED/MG, envie o resultado de respectivos exames.
Os resultados desses exames, são os documentos oficiais que vão permitir a conclusão da investigação feita pela Coordenação de Epidemiologia.
Após a conclusão da investigação haverá condições de manifestação da Coordenação de Epidemiologia.”
Fonte: G1.com