
Unidade tem 40 leitos destinados ao atendimento de pacientes com quadros menos graves da Covid-19.
A estrutura do hospital de campanha de Unaí foi finalizada nesta quarta-feira (17). A unidade tem 40 leitos destinados ao atendimento de pacientes com quadros menos graves da Covid-19.
“Unaí tem passado por momento muito difíceis, leitos do hospital com 100% de ocupação, pacientes se tratando em casa por falta de atendimento. O hospital vem para atender a estes pacientes com nível de comprometimento menor”, fala Denise Oliveira, secretária de Saúde.
A expectativa da Prefeitura é de que os pacientes comecem a ser atendidos no hospital de campanha nos próximos dias. Neste momento, o município está providenciando a contratação de profissionais que irão atua na unidade.
Para a montagem do hospital, foi utilizada a Estrutura de Enfrentamento a Desastres, que é da Defesa Civil e também foi usada na tragédia de brumadinho. A estrutura foi doada para o Governo de Minas, em fevereiro deste ano, pelos Estados Unidos.
“[A estrutura] pode ser montada com uma certa celeridade, em qualquer lugar onde haja necessidade de erguer uma estrutura e ali precisar da atividade logística ou de apoio a qualquer evento catastrófico ou que necessite dessa edificação”, afirmou o comandante da 16ª Região da Polícia Militar, coronel Floriano Peixoto.
A unidade montada em Unaí tem 320m² e está localizada no Parque Municipal. A estrutura, que conta com cinco tendas onde foram distribuídas as 40 camas, tem também pias e energia para equipamentos médicos e aparelhos de ar-condicionado. A secretaria municipal de Obras e Infraestrutura auxiliou na montagem e disponibilizou cinco banheiros para o espaço.
Situação da Covid em Unaí
No último boletim epidemiológico, mais 178 pessoas testaram positivo e o município tem 6.632 casos confirmados. O número de óbitos chega a 93.
O Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado tem 57 leitos clínicos Covid e de acordo com o boletim, 47 pessoas estão internadas. O município recebe pacientes de 11 cidades da região.
A UTI instalada no Hospital Santa Mônica está com 10 dos 11 leitos ocupados.
Por Igor Brandão, G1 Grande Minas