
De autoria do Vereador Reginaldo Palma Bezerra juntamente com os Vereadores Dadá Simão, Fernanda Oliveira e Manoel do Ima, apresentaram proposta de Emenda a Lei Orgânica a Câmara Municipal de Vereadores de Bonfinópolis de Minas, a referida proposta está em fase de discussão na comissão especial destinada a emitir parecer presidida pelo Ver. Manoel do Ima e como relator da emenda o Ver. Carlinhos da Brasilinha, a proposta de nº01/2014 propõe acabar com as votações secretas existentes no poder Legislativo de Bonfinópolis de Minas. A proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal prevê que a votação para a escolha da Mesa Diretora da Câmara seja nominal e aberta e que qualquer integrante da Mesa seja destituído do seu cargo da mesma forma.
A proposta também acaba com voto secreto nos casos de recebimento de denúncias contra parlamentares, cassação de mandato, parecer do tribunal de contas. De acordo com o vereador Reginaldo Palma Bezerra, diz que a propostas para acabar com o voto secreto devera ser colocado possivelmente em votação na sessão do próximo dia em 7 de abril. “Na minha opinião, eu acho que fica mais transparente a votação para que o povo tenha conhecimento de quem está votando a favor ou não”, diz. “Vai ser uma coisa boa para que a população fique ciente do trabalho do seu vereador”.
Clamor pela transparência
O vereador pontua na justificativa de que o projeto, na esfera federal, conforme emenda constitucional nº 76, de 28 de novembro de 2013, já aboliu a votação secreta nos casos de perda de mandato de deputado federal ou senador e de apreciação de veto e defende que Bonfinópolis de Minas, deve se adequar à realidade histórica de uma sociedade que a cada dia cobra da classe política transparência nos atos exercidos, os quais devem ir de encontro ao anseio social.