Paracatu/MGPrincipal

Técnica em Enfermagem do Hospital Municipal de Paracatu testa positivo para coronavírus

Uma técnica em enfermagem de 41 anos testou positivo e está com a Covid-19. A direção do hospital Municipal alega que não é possível afirmar que a servidora pegou o vírus no local de trabalho.
 
Porém, colegas alegam que, mesmo com suspeita e sintomas gripais, a técnica em enfermagem não foi afastada do trabalho. O medo é que ela tenha contaminado outros profissionais de saúde, principalmente no dia 12 desse mês quando, segundo relatos, estava de plantão. Há informações que a servidora contaminada estava tossindo e, mesmo assim, dormiu no repouso, no mesmo quarto, com outra colega de trabalho.
 
Depois que a notícia se espalhou entre os servidores do Hospital Municipal, ontem pela manhã, a direção e coordenadoria de enfermagem reuniu os servidores no pátio para esclarecer o que estava acontecendo. De acordo ainda com relatos, ontem á noite outra enfermeira, que teve contato com a servidora infectada, procurou a chefia de enfermagem para relatar que estava com febre acima de 38 graus e sinais gripais.
 
Alguns enfermeiros reclamam que não foram alertados sobre o resultado do teste da colega e querem fazer o exame pra saber se também estão ou não contaminados. Segundo a Secretaria de Saúde, a técnica em enfermagem infectada cumpre isolamento domiciliar e está sendo acompanhada por equipe do Programa de Saúde da Família, próximo à residência dela. O estado de saúde da técnica de enfermagem é estável.
 
De acordo ainda com a pasta, por meio do Hospital Municipal, ressalta que qualquer profissional da Saúde que apresente sintomas gripais, deve comunicar imediatamente sua chefia imediata e procurar atendimento médico imediatamente. Nestes casos, será realizado o afastamento médico de no mínimo 14 dias do início dos sintomas.
 
Com relação á técnica de enfermagem ter apresentado sintomas no dia 12 de deste mês e, mesmo assim, teve contato no com colegas no trabalho, de acordo com o Hospital Municipal, houve relatos de que a partir deste dia, a profissional apresentou sintomas iniciais, tendo sido começadas, naquela data, medidas como orientação e isolamento.
 
A Reportagem do FM REPÓRTER questionou a Secretaria: Por que os demais profissionais só foram avisados na manhã de ontem sobre a servidora ter testado positivo para o coronavírus e não alertados logo no início da suspeita? A resposta é que, Após a coordenação de enfermagem do setor tomar conhecimento do ocorrido, no dia 12, tomou providências para orientar as equipes.
 
Ainda segundo nota enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paracatu, o Hospital Municipal salienta que, no referido caso, a servidora teve contato externo com paciente testado positivo. E ainda que, dentro do Hospital Municipal, todos os funcionários são orientados quanto a prevenção e a postura de cada um, que poderá refletirá na segurança pessoal do mesmo.
 
A nota diz também que o Município fornece EPIs e o Ministério da Saúde disponibiliza todos os protocolos com relação ao COVID-19, os quais são repassados aos servidores da unidade hospitalar, bem como a outras equipes de saúde do município. E que, desde o início da pandemia, a Vigilância em Saúde vem acompanhando todos os casos positivos e suspeitos do Município de Paracatu.
 
 
Fonte: JPAGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados