Secretaria de Saúde de MG investiga caso suspeito de coronavírus em Montes Claros

 

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou nesta quinta-feira (27) que monitora um caso suspeito de coronavírus em Montes Claros (MG). De acordo com a Prefeitura, trata-se de um jovem de 18 anos, que apresentava sintomas leves de uma infecção respiratória e retornou da Itália em 17 de fevereiro. Ele passou pelos aeroportos de Roma, Turim e Milão.

A Vigilância Epidemiológica do município informou que esse foi o único caso repassado ao Estado. O G1 procurou pela Secretaria Estadual de Saúde, que não deu detalhes sobre o paciente e destacou que todos os cinco casos registrados em MG já foram notificados ao Governo Federal. Todas as notificações já aparecem na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Segundo a Prefeitura de Montes Claros, o jovem foi submetido a exames, que já foram enviados para a Fundação Ezequiel Dias.

“O paciente foi liberado para isolamento domiciliar e está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros”, afirma nota divulgada pela assessoria de comunicação do município.

Situação em MG

O número de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus subiu para cinco em Minas Gerais. Dos cinco casos suspeitos, três são em Belo Horizonte. Os outros dois são de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e de Montes Claros. A informação foi dada nesta quinta-feira (27) por autoridades de saúde, que também anunciaram o plano de combate à transmissão do vírus no Estado.

O Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (27). O número representa um salto em relação ao dia anterior, quando havia 20 casos. O aumento poderia ser ainda maior, já que outras 213 notificações foram enviadas pelos estados, mas os técnicos do ministério não conseguiram fazer a análise antes da finalização do boletim.

A Secretaria de Saúde confirmou que todos os pacientes apresentaram sintomas compatíveis com os provocados pelo coronavírus. Todos vieram de países onde há registro de surto do covid19.

As autoridades dizem que há dezenas de notificações em cidades de Minas sendo avaliadas pelo Ministério da Saúde e que a inclusão de países da Europa na lista de áreas de risco pode fazer o número de casos disparar aqui no Brasil.

O Governo de Minas informou que tem planos de ação preparados para vários cenários, dependendo dos números de pessoas infectadas. E prevê que em pouco tempo a regra vai ser adotar o isolamento domiciliar porque não haverá vaga suficiente nos hospitais.

Caso confirmado em SP

O paciente que teve os exames confirmados para a Covid-19 é um morador de São Paulo de 61 anos que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.

Os exames de detecção da doença são feitos a partir da coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que é realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública na capital.

Sair da versão mobile