Bonfinópolis de Minas/MGMinas GeraisPrincipal

PM de Meio Ambiente registra fissuras e trincas em barragem de mineradora em Paracatu

Segundo militares, registro foi feito durante patrulhamento próximo à estrada de Machadinho. Empresa se pronunciou e disse que local está monitorado e seguro.

A Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente registrou um Boletim de Ocorrência (BO) que mostra supostas fissuras e trincas na Barragem Eustáquio – da Kinross Brasil Mineração – em Paracatu, Noroeste de Minas.

De acordo com o informações apuradas pelo MG1, os policiais estavam fazendo patrulhamento na estrada conhecida como Machadinho, que fica próxima à barragem da mineradora canadense, quando verificaram, segundo o BO, que era possível ver fissuras e trincas no local.

PUBLICIDADE REGISTRO DE MARCA

A reportagem entrou em contato com a empresa. Por meio da assessoria, a mineradora disse que o processo é normal e pode ser causado pelo grande volume de água (chuva) registrado recentemente.

A comunicação do grupo também esclareceu que são processos erosivos superficiais e não alteram a estabilidade da barragem e informou, ainda, que a empresa tem equipes que ficam 24 horas em monitoramento da barragem, acompanhando a situação em tempo real.

A barragem existe desde 2010 e abriga 750 milhões de litros de rejeitos, conforme dados do grupo.

G1 também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Kinross, que informou que a barragem encontra-se estabilizada e sem qualquer comprometimento em sua estrutura; que a segurança é atestada por especialistas nacionais e internacionais; que as barragens da empresa possuem laudos técnicos que atestam sua estabilidade e são fiscalizadas por instituições públicas federais; que a empresa possui um plano de emergência sempre atualizado; que as alterações às quais se refere a denúncia são resultado de um processo erosivo superficial e pontual causado pelas chuvas recentes na região – fato é esperado durante o período chuvoso e não altera a estabilidade e a segurança das barragens; que as erosões já haviam sido identificadas pelas equipes de monitoramento de barragens, que atuam 24 horas por dia, e as ações corretivas já foram realizadas.

Operação em Paracatu

A Kinross possui duas barragens na cidade: Eustáquio e Santo Antônio. Segundo a mineradora, ambas são estruturas construídas em pequenas camadas de terra compactada com 0,25 m de espessura cada.

A barragem Santo Antônio foi construída em 1986. Já a barragem Eustáquio, em 2010. Em 26 anos de história, de acordo com dados da empresa, a Kinross nunca registrou um rompimento em barragens em nas nove operações que tem ao redor do mundo.

fonte:G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados