Bonfinópolis de Minas/MGPrincipal

Nova mesa diretora da câmara se prepara para último ano de mandato da 14ª legislatura

Eleita em 18 de novembro de 2019 para comandar a Câmara de Bonfinópolis em 2020, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bonfinópolis de Minas tomou posse no dia 2 de janeiro de 2019. A nova mesa diretora é composta por quatro vereadores, que ocupam os cargos de presidente, vice-presidente e 1º  e 2º secretários.

O vereador Reginaldo Palma assume a presidência. Os outros parlamentares que passarão a integrar a Mesa são: Geraldo de Henrique como vice-presidente, Célia Morais como 1ª secretária Robinho da Cruz como 2º secretário. A Mesa é responsável por coordenar as atividades legislativas e exercer a administração da casa legislativa.

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Além dessas responsabilidades, ela tem outras específicas, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Bonfinópolis de Minas e o Regimento Interno. Somente a Mesa Diretora pode apresentar projetos para alterar o Regimento Interno, redefinir a remuneração de agentes políticos (vereadores, prefeito, vice e secretários) e aprovar a proposta de orçamento da Casa. Também é de sua competência a criação, mudança ou extinção de cargos do quadro funcional da Câmara.

Posse da nova mesa

Na cerimônia de posse da nova mesa diretora ocorrida no dia 02 de dezembro de 2019, o novo presidente Reginaldo Palma, o evento contou com a presença do prefeito Donizete Antonio dos Santos o assessor de gabinete do deputado André Quintão, ex-prefeitos, ex-vereadores e demais autoridades.

Eem seu discurso durante a cerimônia o parlamentar dirigiu-se aos convidados  para dizer que pretende conduzir os trabalhos com normalidade e distanciamento das questões eleitorais que deverão permear as disputas políticas em 2020.

Reafirmo aqui o compromisso firmado com a população bonfinopolitana, de ser um vereador atuante, que fiscaliza as ações e contas do Poder Executivo, e que proponha a criação de leis que busquem o desenvolvimento da nossa cidade. No exercício da Presidência da Mesa diretora desta casa legislativa, irei pautar minhas ações de presidente da mesma forma que pauto minhas ações como vereador, buscando sempre a transparência nos trabalhos desta Câmara, informando a população de todos atos praticados pela casa de leis, prestando contas, mensalmente, de todos os gastos do Poder Legislativo, possibilitando  a população, que é a proprietária de todos os recursos públicos, possa fiscalizar nosso trabalho.

Atribuições dos cargos

Será função da presidente eleito representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil, dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Caberá a ela, ainda, autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.

Já o vice-presidentes cabe substituir o presidente em caso de ausência, e podem exercer outras funções, por solicitação da presidência.

O secretário-geral controla os documentos de serviço da Câmara, como atas de reuniões e livros de posse. Também é incumbência dele controlar os registros de presença dos vereadores em reuniões para fins de remuneração, apurando o comparecimento e recebendo as justificativas de falta dos vereadores. Em reuniões plenárias, ele secretaria a Presidência, lendo as proposições em debate. Também é responsável por apurar os resultados. 

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