Campanha nas redes sociais busca doador de medula óssea para o jovem Lucas Antônio

Amigos e familiares de Lucas Antônio, estão fazendo uma campanha na internet com o objetivo de conseguir um doador de medula óssea compatível. Para isso, buscam doadores, por meio de exame de sangue, que poderá atestar se é compatível com o jovem. Lucas é natural de Bonfinópolis de Minas e tem de 20 anos, ele está internado em Belo Horizonte aguardando um doador de medula óssea compatível.

O jovem foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer que pode acontecer em qualquer idade, mas as pessoas com mais de 65 anos são as que mais recebem o diagnóstico. Ela não é hereditária, mas ainda não se sabe o porquê de seu surgimento.
Sua principal característica é a superprodução de células imaturas (que acabaram de nascer), também conhecidas por blastos (tipos de glóbulos brancos, responsáveis por combater as infecções).
Elas passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função, a de proteger o organismo contra as bactérias, vírus. Em grande quantidade na medula óssea, bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo, e plaquetas, que impedem as hemorragias). Por isso, sangramentos persistentes podem ser um sintoma comum.
Por ser uma leucemia aguda, ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante dar início ao tratamento o quanto antes.
Pacientes com mielodisplasia, mielofibrose e leucemia mileoide crônica, têm mais risco de desenvolver a LMA, bem como aqueles com doenças raras como anemia de Fanconi.As chances de achar um doador de medula óssea compatível com algum paciente é de 1 para cada 100 mil, por isso, quanto mais pessoas doarem, maiores são as chances.
A pessoa precisa comparecer a um hemocentro para fazer um cadastro com seus dados pessoais e a coleta de uma amostra de sangue para realizar os testes genéticos.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Após fazer o cadastro em qualquer Hemocentro, a pessoa consta no banco de dados nacional e se for compatível poderá fazer a doação da medula óssea.

O Hemominas – Patos Minas MG

Endereço: R. Maj. Gote, 1255 – Centro, Patos de Minas – MG, Telefone: (34) 2106-2600

Sair da versão mobile