A Associação de Proteção Ambiental de Bonfinópolis (APA), é uma organização não governamental que tem como objetivo lutar e fiscalizar atos de degradação ao meio ambiente, bem como desenvolver trabalhos de proteção e recuperação de ambientes degradados, atuando junto aos mais diversos órgãos na proteção de ambientes ameaçados, realizando ações de educação ambiental no município de Bonfinópolis de Minas, a entidade não possui fins lucrativos tendo como único objetivo a busca do benefício ambiental.
A Presidente da Associação de Proteção Ambiental de Bonfinópolis de Minas, Vani Caetano da Silva, informou que deverá publicar nos próximos dias, um edital de convocação dos associados, para discutirem uma decisão trágica: o término das atividades da Associação de Proteção Ambiental. Antes eles tomarão conhecimento da atual situação financeira da entidade que foi fundada em 25 de setembro de 2002, portanto, há 16 anos realizando um trabalho.
A associação se encontra com dificuldade financeira por não haver nenhum tipo de receita para custear as despesas obrigatórias que a associação possui, como a realização de declarações que periodicamente devem ser feitas junto a Receita Federal e demais autarquias que possuem custos elevados para a entidade que não possui nenhum tipo de receita.
A entidade não cobra mensalidade dos associados e a muitos anos parou de receber repasses de entidades públicas e do judiciário, isso colaborou para o agravamento da crise financeira da entidade que sem dinheiro não consegue mais realizar nenhum tipo de ação pro ambiental por falta de recursos.
Em reunião realizada na última quinta-feira 23 de maio, a diretoria discutiu formas de evitar que uma associação que já realizou trabalhos tão importantes para o meio ambiente local não se acabe, ao final ficou definido que deverá ser convocada uma assembleia para discutir o encerramento das atividades. A diretoria entende que somente a realização de uma parceria com a finalidade de auxiliar a APA financeiramente salvaria a entidade de encerrar seu trabalho.