PARACATU/MG – Moradores reclamam da má qualidade da água distribuída pela Copasa

Moradores de Paracatu estão sofrendo com a má qualidade da água que chaga as torneiras, quase todos os dias.

A água tratada pela companhia de saneamento de Minas Gerais a (Copasa)  parece não estar recebendo o tratamento devido e consumidores tem recebido nas torneias uma água suja e com mal cheiro.

Uma moradora do bairro Bom Pastor relatou para o portal, que chegou cansada do trabalho e na hora que abriu a o chuveiro para tomar banho, se assustou com a água  completamente suja que saia do chuveiro.

O episodio não é isolado e repete com frequência em vários bairros da cidade. Uma moradora do bairro Paracatuzinho, divulgou nas redes sociais, um balde com água da torneira completamente suja e sem nenhuma condição de ser utilizada.

A companhia já vem prestando um serviço de má qualidade e precária para a população de Paracatu a bastante tempo, sendo alvo de CPI na Câmara Municipal de veredores, e até mesmo ameaçada de ter o contrato firmado com o município suspenso, por não realizar investimentos na sua captação de água no município, contudo o problema ainda continua.

A falta de agua é também um grande problema na cidade, moradores de vários bairros e principalmente dos bairros localizados nas partes altas da cidade, vivem um dilema todos os dias com a falta de água. Tem bairros que chegam a ficar dias sem uma gota de água e quando ela chega as torneiras, está suja e sem condições de uso.

A Copasa é responsável pelo sistema de abastecimento de água de Paracatu há 39 anos e trata água para aproximadamente 75 mil habitantes do município. Chegou a emitir em Março de 2018, uma ordem de serviço das obras de setorização do sistema de distribuição de água em Paracatu. As obras fazem parte de um projeto da Companhia que visa melhorar as condições do fornecimento de água do município. Além das obras de setorização, a iniciativa conta com a implantação de novos reservatórios e com a construção e melhoria de estações elevatórias.

O portal Paracatunews, entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa, relatando o problema da má qualidade da água, que está chegando as torneiras dos paracatuenses.

Por meio de nota, a Copasa nos informou que a alteração na cor da água foi decorrente do arraste de minerais acumulados nas redes de distribuição, após a conclusão das obras de manutenção realizadas nesta semana no sistema de abastecimento de Paracatu. A Companhia esclarece que técnicos da empresa realizam descargas nas redes de distribuição, o que irá, gradativamente, contribuir para a normalização da cor da água. 

 

Fonte: ParacatuNews

Sair da versão mobile