Inmet emite alerta vermelho de baixa umidade do ar na região do Noroeste de Minas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar, grau severo,  para 82 cidades. A umidade pode ficar abaixo de 12% segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado é que a umidade do ar esteja variando entre 50% e 80%. Quando os níveis estão entre 20% e 30%, é considerado estado de atenção. Abaixo disso, já é considerado estado severo.

Com secura do ar, existe risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet recomenda algumas instruções como beber bastante líquido durante o dia, atividades físicas não são recomendadas, evitar exposição ao sol nas horas consideradas mais quentes, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Área afetada: Aviso para as áreas: Noroeste Mineiro,Triangulo Mineiro,Alto Paranaíba, Central Mineira, Norte Mineiro.

Quanto mais quente o ar nos períodos nos períodos de longa estiagem, menor a umidade do ar.

O horário crítico, em geral, ocorre entre 15h e 16h. Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes: dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.

Segundo o Dr. Drauzio Varella, não está em nossas mãos controlar as variações climáticas que afetam o organismo. No entanto, cabe a nós tomar algumas precauções que podem preservar nossa saúde e melhorar a qualidade de vida especialmente nos períodos em que a umidade do ar está baixa.

CUIDADOS PESSOAIS

 

CUIDADOS COM O AMBIENTE

Sair da versão mobile