Patos de Minas é a cidade que mais teve títulos de eleitor cancelados na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado, com 2.894 cancelamentos. Já Uberaba, com 370 títulos anulados, está entre as que menos registraram cancelamentos do documento na região.
A relação do quantitativo de pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausências aos últimos três pleitos foi divulgada na última sexta-feira (24) pela a Justiça Eleitoral. Ainda conforme o órgão, cada turno é contabilizado como uma eleição. Essa situação é diferente dos casos em que os títulos foram anulados pelo fato de os eleitores não terem atualizado a biometria antes das eleições de 2018.
A lista completa e a consulta por nome podem ser acessadas por meio do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Minas Gerais, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de MG (TRE-MG), 22.761 eleitores tiveram o documento cancelado.
Confira alguns dos municípios que tiveram títulos cancelados na região:
Regularização
De acordo com o TRE-MG, o eleitor que teve o título cancelado por ter faltado às três últimas eleições deverá pagar uma multa e, em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no cartório eleitoral. Para isso, é necessário apresentar documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.
A guia para o pagamento da multa pode ser emitida pelos portais da Justiça Eleitoral.
Fonte:G1