Prefeito Donizete anuncia que Bonfinópolis terá Estação de Tratamento de Esgoto e Riacho das Pedras, água tratada

O prefeito Donizete Antônio dos Santos anunciou com entusiasmo a notícia de que recebeu o convite da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais para assinatura da renovação da concessão de tratamento da água da cidade.

Atualmente o Bonfinópolis mantêm contrato de concessão da água, sendo que este contrato já estava vencido e em processo de renovação. Diante disso, a Administração Municipal apresentou proposta para a Copasa para renovação do sistema de água e colocou como condições que a Copasa assuma também o esgoto e implante o sistema de água no Riacho das Pedras. Assim, depois de várias tentativas e insistência da Administração Municipal, a Copasa aceitou a proposta do município.

A nova concessão possibilitará a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, o que vai permitir que o esgoto em Bonfinópolis de Minas seja coletado e levado para tratamento através de interceptores e elevatórias que deverão ser construídas ao longo do rio das Almas até chegar a estação de tratamento.

A renovação da concessão prevê ainda que a além de fazer a captação a Copasa passe a realizar o tratamento da água do povoado de Riacho das Pedras e ainda diversas outras melhorias no atual sistema de água da cidade.

O prefeito destacou ainda que a lei que autorizou a concessão para a Copasa foi aprovada em 2010, ainda no governo do ex-Prefeito Luiz Araújo, sendo que foi um grande avanço naquela época.

O prefeito concedeu entrevista ao nosso site para explicar maiores detalhes da assinatura de renovação da concessão.

 A assinatura de renovação da concessão está prevista para dia o dia 14 de novembro na sede da Copasa em Belo Horizonte. Na ocasião estarão presentes a presidente da companhia Sinara Inácio Meireles Chenna e o Diretor da Copasa Região Norte, Gilson Queiroz de Carvalho.

ENTREVISTA COM PREFEITO DONIZETE ANTONIO DOS SANTOS 

 

Um grande sonho da população Bonfinopolitana é a implantação de um projeto de despoluição do Ribeirão das Almas, podemos dizer que esse sonho da população está perto de acontecer? 

Verdade. Será a realização de dois grandes sonhos da população de Bonfinópolis que serão realizados: Água de boa qualidade para os moradores do Riacho das Pedras e a despoluição do nosso querido rio das Almas. Realmente, foi uma grande notícia. As pessoas que acompanham a nossa Administração sabem que a despoluição do rio das Almas é uma demanda que vinha sendo trabalhada deste o primeiro ano da nossa gestão. Desde de 2013 que já havíamos apresentado propostas junto à Funasa, à Codevasf, ao Ministério das Cidades e à Copasa, buscando solução para o tratamento do esgoto da nossa cidade. Foram várias tentativas frustradas, mas nunca desistimos. Atualmente, temos propostas na Copasa, na Codevasf e no Ministério das Cidades, sendo que recebemos hoje a confirmação da Copasa para a assinatura dos Contratos de Concessão. 

Prefeito quais são os termos existentes no novo contrato de concessão que será assinado junto a COPASA? E já foi definido onde será construída a estação de tratamento de esgoto de nossa cidade? 

Em 2014, já pensando na construção da Estação de Tratamento de Esgoto, o Município adquiriu um terreno de 20.000m² do senhor Alderico Lourenço, onde hoje é descartado o esgoto que vem da parte alta da cidade. Esse terreno será destinado à Copasa para a construção da ETE-Estaçãode Tratamento de Esgoto. 
Já o esgoto que hoje é lançado no rio das Almas, próximo ao Posto de Saúde, será canalizado e bombeado em sistema de elevatória até a Estação de Tratamento de Esgoto. Segundo os técnicos da Copasa, o ideal é que essa canalização siga do ponto inicial, no rio das Almas, próximo ao Posto de Saúde, coletando os esgotos nas margens do rio, até o ponto final, próximo ao Derico, onde então, será bombeado pelo sistema de elevação. Desta forma será construída apenas uma estação de tratamento de esgoto, sendo que os demais pontos serão coletados e bombeados via sistema de elevatória. 

Como o senhor disse a Comunidade Riacho das Pedras será contemplada com estação de tratamento de água, isso foi uma proposta do município para renovação do contrato de concessão? 

Essa é uma antiga demanda dos moradores da comunidade de Riacho das Pedras que futuramente passarão a usufruir de água tratada em suas residências. A água tratada é um direito de todos e será extremamente benéfica para a saúde dos moradores. Durante todos esses anos, a Copasa não chegou a Comunidade de Riacho das Pedras e agora, depois de várias negociações junto a Copasa para renovação da concessão incluímos o tratamento da água da comunidade na proposta e felizmente foi aceita. 

 

Sair da versão mobile