Bonfinópolis de Minas/MGMinas GeraisNoroestePolítica

Por falta de reajuste salarial servidores municipais ameaçam entrar em greve.

 

Servidores do município de Bonfinópolis de Minas ameaçam entrar em greve, a data será defina em assembleia do sindicato a ser realizada no dia 27 de abril, caso não entrem em acordo com o prefeito sobre o percentual de reajuste salarial pedido pelo SINDSBON- Sindicato dos Servidores Públicos de Bonfinópolis de Minas, a proposta de reajuste de 17,85%, dentre as 15 reivindicações apresentadas pelo sindicato está a proposta que pede ao prefeito para que faça o realinhamento do salário de todos os servidores com eliminação da verba de complemento salarial para adequação ao mínimo.  

PUBLICIDADE REGISTRO DE MARCA

O executivo ofereceu até o fechamento da matéria 10% de reajuste salarial para os servidores municipais, a proposta não foi muito bem recebida pelos servidores, muitos recebem como salário base, menos que  um salário mínimo, mesmo que seja aplicado o reajuste de 10% ainda vão estar recebendo menos que o mínimo

Descontentes com a proposta apresentada pelo prefeito, servidores ameaçam entrar em greve geral, essa possibilidade já tinha sido proposta em assembleia realizada no dia 25 de março. Uma nova rodada de negociações deve acontecer antes da assembleia dos servidores do dia 27 de abril.

Presidente do SINDSBON alerta para salários defasados

O presidente do Sindicato  Gilmar Martins está preocupado com defasagem salarial dos servidores municipais, o argumento seria de que o salário mínimo vem aumentando gradativamente ao longo dos anos,  um dos pontos mais críticos é que várias funções recebem como salário base menos que o mínimo constitucional, para que não ocorra o pagamento menor que o salário mínimo o executivo municipal tem feito a complementação salarial.

A consequência disso é que muitos direitos dos servidores  como quinquênio e vários outros são calculados utilizando como referência o valor do salário base, o que se apresenta um flagrante prejuízo ao servidor público. A prefeitura de Bonfinópolis é uma entre várias outras prefeituras da região que remunera  de forma muito precária os seus servidores, que já demonstram insatisfação com os valores recebidos.

Desproporcionalidade  do salário dos comissionados 

Por outro lado, diante a defasagem de salários, os servidores dizem uma discrepância gigante com o pagamento de vencimentos fora da realidade do municípios, são os cargos comissionados,  cargos de agentes políticos que possuem vencimentos  de até  R$3.083,75 (três mil e oitenta e três reais e setenta e cinco centavos), para alguns servidores é um valor fora da realidade local, uma vez que muitos em sua grande maioria dos servidores são  muito mal remunerados.

A justificativa apresentada pelo executivo em ter limitações financeiras para conceder o reajuste de 17,85%,  pedida pelo sindicato, não comunga com a realidade paralela dos altos salários pago aos agentes políticos que exercem atividades de chefia. 

Por Edinêy Pereira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados