
Região passou de 12 para 17 deputados eleitos. Uberlândia, com sete, foi a cidade com mais nomes.
O resultado das eleições deste domingo (2) mostra que o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas saíram de 12 para 17 deputados eleitos em 2022. Ao todo, são oito federais e nove estaduais. Uberlândia foi a cidade com mais representantes, totalizando sete.
Em comparação a 2018, a única cidade da região que perdeu representantes foi Uberaba, que tinha um deputado federal e um estadual eleitos, mas em 2022 não elegeu nenhum. Em comparação ao último pleito, Paracatu foi a novidade na lista de representantes, com uma deputada federal.
As outras cidades que tiveram candidatos eleitos são Araguari, Araxá, Ituiutaba, Iturama, Patos de Minas e Patrocínio. Confira a lista de quem entrou, quem saiu e quem se manteve:
Uberlândia
Em Uberlândia, a cidade saiu de um deputado federal para três. Weliton Prado (PROS) foi reeleito, enquanto Dandara (PT) e Ana Paula Junqueira (PP) foram eleitas pela primeira vez.
Em relação aos deputados estaduais, a cidade foi para quatro pessoas, com as reeleições de Elismar Prado (PROS), Leonídio Bouças (MDB) e Arnaldo (União). Caporezzo (PL) foi eleito pela primeira vez.
Eleitos:
Deputado Federal – Weliton Prado (PROS) – 126.214 votos (reeleito):
Prado vai ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo quarto mandato consecutivo. Repórter fotográfico, Weliton se elegeu deputado estadual do PT por dois mandatos e chegou a concorrer às eleições para prefeito de Uberlândia em 2008, mas não foi eleito.
Deputado Federal – Dandara (PT) – 86.034 votos
Nascida em Gurinhatã, Dandara foi eleita vereadora em Uberlândia em 2020 com a maior quantidade de votos em todo o pleito. Aos 28 anos, essa foi a primeira candidatura dela à Câmara dos Deputados.
Deputado Federal – Ana Paula Junqueira (PP) – 77.990 votos
Esposa do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, Ana Paula foi eleita pela primeira vez deputada federal nessas eleições. Ela tem 58 anos e declarou ser produtora agropecuária na candidatura.
Deputado Estadual – Elismar Prado (PROS) – 83.344 votos (reeleito)
Assumirá o quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Prado tem 50 anos, é sociólogo, músico e também foi deputado federal entre 2007 e 2011. É irmão do também reeleito deputado federal Weliton Prado.
Deputado Estadual – Leonídio Bouças (MDB) – 69.355 votos (reeleito)
Foi reeleito e vai exercer o sexto mandato no Legislativo de Minas. Leonídio é médico, professor, empresário e iniciou a carreira política como vereador de Uberlândia em 1988. Também já foi vice-prefeito de Uberlândia e Secretário Municipal de Habitação e Meio Ambiente na década de 90.
Deputado Estadual – Arnaldo (União) – 61.059 (reeleito)
Doutor em Direito Público, Arnaldo foi reeleito para o segundo mandato como deputado estadual. Ele tem 49 anos e chegou a atuar como Secretário Municipal de Gestão Estratégica em Uberlândia em 2019.
Deputado Estadual – Cristiano Caporezzo (PL) – 52.168 votos
Vereador de Uberlândia, Caporezzo foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Atuou como policial militar e tem 32 anos.
Uberaba
Com um deputado federal e um estadual eleitos em 2018, a cidade não teve nenhum candidato eleito em 2022.
Não foi reeleito:
Deputado Federal – Franco Cartafina (PROS) – 72.086 (suplente);
Deputado Estadual – Delegado Heli Grilo – 21.687 (suplente).
Araguari
Araguari teve um deputado federal e um estadual eleitos em 2018. Em 2022, ambos foram reeleitos.
Eleitos:
Deputado Federal – Zé Vitor (PL) – 152.748 votos (reeleito)
Jose Vitor é engenheiro e tem 37 anos. Já foi professor universitário e atuou como Superintendente Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Foi eleito pela segunda vez a um cargo na Câmara com o triplo de votos que teve na 1ª eleição.
Deputado Estadual – Raul Belém (Cidadania) – 76.329 votos (reeleito)
Raul Belém tem 40 anos e é empresário. Foi candidato a prefeito em 2004. Eleito vereador em 2008, candidato a deputado federal em 2010, ficando suplente, assessor especial do Governador do Estado em 2011 e prefeito de Araguari na gestão 2013/2016. Agora, foi reeleito deputado federal.
Patos de Minas
Eleita:
Deputada Estadual – Lud Falcão (Podemos) – 59.381 votos
Ludmila Falcão concorreu a uma vaga no Legislativo pela primeira vez. Ela é esposa do atual prefeito de Patos de Minas, Luis Eduardo Falcão (Podemos).
Não foi reeleito
Deputado Estadual – Dr. Hely (PV) – 38.960 votos (suplente).
Ituiutaba
Ituiutaba teve André Janones (Avante) eleito em 2018. Neste ano, o candidato foi reeleito, mantendo o número de deputados da cidade em comparação ao período anterior.
Eleito:
Deputado Federal – André Janones (Avante) – 238.967 votos (reeleito)
Reeleito deputado federal com o 2º melhor desempenho do estado, Janones desistiu de concorrer à Presidência da República em agosto. Neste ano, ele chegou a ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Patrocínio
Patrocínio tinha uma deputada federal eleita em 2018. Neste ano, a cidade manteve os números para deputado federal, mas contou com a eleição de uma nova deputada estadual.
Eleitas:
Deputado Federal – Greyce Elias (Avante) – 110.346 votos (reeleita)
A advogada Greyce tem 40 anos e foi vereadora em Patrocínio em 2012. Em 2014, ela atuou como suplente na Câmara dos Deputados e em 2016 concorreu ao cargo de prefeita de Patrocínio, mas não foi eleita. Ela foi reeleita para o segundo mandato no Congresso.
Deputado Estadual – Maria Clara Marra (DC) – 42.415 votos
Com apenas 23 anos, Maria Clara é filha do atual prefeito da cidade, Deiró Marra. Ela atua como contadora, produtora rural e empresária.
Iturama
Eleitos:
Deputado Federal – Zé Silva (SD) – 86.042 votos (reeleito)
O agricultor de Iturama Zé Silva (SD), 59 anos, foi reeleito e assumirá a cadeira pelo quarto mandato consecutivo como deputado federal. O político ocupou cargos de gerente regional e presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater). Também foi secretário de Estado de Trabalho e Emprego em 2013.
Deputado Federal – Maurício do Vôlei (PL) – 83.395 votos
Nascido em Iturama e campeão olímpico de vôlei em 2016, Maurício Souza foi eleito deputado federal pela primeira vez.
Araxá
Araxá segue com um deputado estadual, assim como em 2018.
Eleito:
- Deputado Estadual – Bosco (Cidadania) – 70.807 votos (reeleito)
João Bosco é produtor agropecuário e bacharel em Direito. Ele já foi vereador em Araxá entre 1992 e 2018. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Bosco vai para o quarto mandato como Deputado Estadual.
Paracatu
Paracatu não teve nenhum deputado em 2018. Em 2022, porém, a cidade elegeu uma deputada estadual.
Eleita:
Deputado Estadual – Marli Ribeiro (PSC) – 31.340 votos
Marli Ribeiro é Pastora, pedagoga e psicanalista. Nasceu em Patos de Minas, tem 48 anos. É vereadora em Paracatu desde 2013 e estava no 3º mandato.