Minas GeraisPolíciaPrincipalSegurança Pública

Noroeste registra queda de ocorrência de crimes violentos no primeiro semestre pelo quinto ano seguido

Mesmo com a diminuição no geral, ainda foi registrado aumento em crimes como estupro de consumado e vulnerável (consumado e tentado) e homicídio (consumado e tentado), com análise de todas as cidades das regiões.

O índice de crimes violentos registrados nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste teve uma queda de cerca de 24% no primeiro semestre de 2021, se comparado com o primeiro semestre de 2020.

PUBLICIDADE REGISTRO DE MARCA

Em relação aos primeiros semestres dos anos, os números de crimes violentos nas três regiões estão em queda desde 2017. O G1 também conversou com profissionais de segurança pública para entender qual é o trabalho das polícias na prevenção aos crimes.

Os dados estão disponíveis no banco de dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Entre os crimes violentes estão: estupro (consumado e tentado); estupro de vulnerável (consumado e tentado); extorsão (consumado e tentado); extorsão mediante sequestro; homicídio (consumado e tentado); roubo (consumado e tentado); sequestro e cárcere privado (consumado e tentado).

O levantamento foi feito a partir das cidades da 5ª, 9ª e 10ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), além de outras cinco cidades da 16ª Risp que fazem parte da região Noroeste. Ao todo, houve uma redução de 24,1%, comparado o primeiro semestre de 2020 com 2021.

Porém, não foram todos os tipos de crime que reduziram. O estupro comum e estupro de vulnerável (consumado e tentado) teve um aumento de 39 casos nas regiões, de 2020 para 2021. Os aumentos também foram vistos na extorsão, sequestro e cárcere privado e nos homicídios (consumado e tentado). Os roubos (consumado e tentado) caíram na comparação entre os períodos.

Noroeste de Minas

As cidades do Noroeste de Minas, que fazem parte da 16ª Risp, também apresentaram redução na quantidade de crimes violentos registrados. Porém, em relação aos homicídios e extorsão, sequestro e cárcere privado, houve aumento. No geral, a redução foi de 3,4%.

A cidade com maior população, Paracatu, teve redução de 10,9% nos registros dos crimes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados