
O site de notícias G1 fez um resumo com as informações de municípios que tiveram casos confirmados da Covid-19 .
A reportagem foi feita com base nos dados fornecidos pelas autoridades de saúde e será atualizada ao longo do dia. O levantamento começa com as informações de Montes Claros, maior município do Norte de Minas Gerais.
Paracatu: O município continua com 17 casos confirmados e sobe 458 casos suspeitos, com uma morte confirmada. Dos casos confirmados, 14 já estão recuperados da doença.
Unaí: A prefeitura de Unaí confirmou mais dois casos nesta quarta e subiu para onze o número de infectados. Trata-se de duas jovens, de 24 e 26 anos, que participaram de um evento na casa da família diagnosticada com a doença, no dia 30 de abril. Mais de 300 casos suspeitos estão sendo investigados.Vazante: Foram registrados 11 casos positivos, sem óbitos e 4 curados.
Montes Claros: O município está com 21 casos confirmados e três pacientes que morreram testaram positivo para a doença; um deles morreu por traumatismo craniano e foi diagnosticado com coronavírus porque era doador de órgãos.
Segundo o último boletim epidemiológico do município, 2.139 casos suspeitos foram notificados, 407 estão em investigação e 73 aguardam resultado de exames. Vinte e oito pacientes estão internados nesta quarta-feira, quatro no CTI e o restante na enfermaria.
Brasília de Minas: A Prefeitura de Brasília de Minas confirmou 15 casos da doença de moradores e de pessoas de outros municípios, sendo três óbitos. Das pessoas que testaram positivo, oito são de profissionais de saúde, dois moram em Montes Claros e trabalham na cidade. Seis pacientes seguem internados.
Locais de origem dos casos confirmados: Brasília de Minas (seis), Icaraí (um), Montes Claros (dois), São Francisco (dois), São Romão (um). Óbitos positivos: Varzelândia (um), São Francisco (um) e São Romão (um). Um óbito de um paciente de Varzelândia está em investigação.
No total, 92 casos foram notificados e dois dos confirmados já são considerados curados.
Curvelo: A Prefeitura de Curvelo confirmou o segundo caso de coronavírus em uma moradora do município. A paciente, de 31 anos, procurou atendimento médico com sintomas da doença, mas não precisou ser internada e está em isolamento domiciliar.
De acordo com o último boletim epidemiológico, o município notificou 437 casos, 302 são suspeitos e quatro óbitos são investigados.
A Prefeitura já havia confirmado um caso de um paciente que é de Três Marias. Duas pessoas que estavam internadas na cidade morreram e testaram positivo, elas eram de Morro da Graça e Presidente Juscelino. O do primeiro município tinha 59 anos e deu entrada no Hospital Santo Antônio com tosse e falta de ar, ele apresentava problemas no fígado por causa da ingestão recorrente de álcool. A morte ocorreu no dia 15 de abril. Já o paciente de Presidente Juscelino, era homem, tinha 75 anos e era fumante. Ele ficou internado na UTI do Hospital Imaculada Conceição e faleceu no dia 23 de abril.
Espinosa: Subiu para 45 o número de caso notificados, dez são suspeitos, dois óbitos foram confirmados e um está sendo investigado. Trata-se de um idoso, de 65 anos, que faleceu no hospital da cidade no dia 4 de maio. Ele já tinha comorbidades.
Ibiaí: O município de Ibiaí tem um caso confirmado da doença. Trata-se de um homem, de 41 anos, que apresentou sintomas gripais e febre. Segundo a Prefeitura, o paciente já está curado. Quatro casos foram notificados e um foi descartado após exames.
Icaraí de Minas: O município tem três casos suspeitos, que aguardam resultados de exames e estão em isolamento domiciliar. Um caso foi confirmado. Trata-se de um paciente que faz hemodiálise em Brasília de Minas.
Itacarambi: A Prefeitura confirmou o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de um idoso, de 80 anos, que apresentou sintomas da doença após retornar de uma viagem para o Estado da Bahia. O resultado foi confirmado por teste rápido e ele está em isolamento domiciliar.
O município notificou 12 casos e 10 foram descartados, entre eles a morte de uma idosa, de 80 anos. Ela faleceu no hospital da cidade no dia 28 de abril.
Janaúba: O município tem 157 casos suspeitos e 21 foram descartados por exames. Os três casos confirmados já são considerados curados.
O Hospital Regional informou o caso de um paciente que testou positivo, mas é de Nova Porteirinha, apesar de ser morador de São Paulo. Ele tem 21 anos e permanece internado em estado grave nesta quarta.
Mamonas: A Prefeitura confirmou o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de um homem, com idade entre 50 e 55 anos, que já está curado, segundo o município. O caso aparece no boletim epidemiológico do Estado.
Medina: A Prefeitura confirmou o primeiro caso da Covid-19. Trata-se de um caminhoneiro, morador de Comercinho (MG), que retornava do Espírito Santo. Ele foi atendido no hospital e encaminhado para uma unidade de saúde em Teófilo Otoni. O município de Medina notificou 13 casos suspeitos.
Minas Novas: A Prefeitura confirmou dois casos de coronavírus. As pacientes são duas idosas, de 75 e 78 anos. A idosa, de 75 anos, ficou internada por 11 dias no Hospital Baradó Júnior e já recebeu alta. A outra paciente permanece internada e o estado de saúde é estável.
O município notificou 24 casos e 16 já foram descartados.
Monte Azul: O município notificou 28 casos, dois foram confirmados e já estão curados. Dez pessoas estão em isolamento domiciliar e 18 recebam alta do isolamento.
Morro da Garça: O município tem um óbito confirmado, o paciente morreu no dia 15 de abril na UTI de um hospital de Curvelo. Outros quatro casos suspeitos foram notificados.
Nova Porteirinha: O município notificou 42 casos e sete continuam sendo investigados, entre eles o caso de um jovem que está internado em Janaúba e testou positivo para Covid-19. Segundo a Prefeitura, ele fez o teste rápido e o município aguarda o resultado do swab, exame oficial para notificação pelo Governo.
Pirapora: O município está com dois casos confirmados, 173 notificações e 38 seguem em investigação.
Porteirinha: O município está com 45 casos notificados, 37 em investigação, sete descartados e um foi confirmado. Trata-se de uma mulher de 36 anos, oriunda da Bahia e que fez exame em um laboratório particular. Ela já está curada.
São Francisco: A Prefeitura confirmou mais seis casos nesta quarta-feira, cinco são profissionais de saúde. No total, são 21 casos confirmados, sendo que dois pacientes morreram.
A primeira morte causada por Covid-19, ocorreu no dia 17 de abril. O paciente tinha 75 anos e era hipertenso. A segunda é de outro idoso, de mesma idade, que faleceu no Hospital Municipal de Brasília de Minas.
São João do Paraíso: A Prefeitura confirmou o primeiro caso de coronavírus. O paciente, de 46 anos, chegou de São Paulo com a família no dia primeiro de maio e está assintomático.
São Romão: O município tem três casos suspeitos e dois casos confirmados, um deles é um óbito de um idoso de 74 anos. Ele estava internado no hospital de Brasília de Minas e morreu na sexta-feira (24).
O outro caso confirmado é de um paciente que faz hemodiálise em Brasília de Minas. Ele permanece internado e o estado de saúde é estável.
As pessoas que tiveram contato com os casos confirmados estão isoladas. As equipes de saúde do município acompanham os pacientes com suspeita de infecção pela doença.
Três Marias: O município confirmou o primeiro caso da Covid-19 no dia 19 de abril. Não foram fornecidas informações sobre o paciente, mas a Prefeitura afirmou que o caso é considerado leve. Três Marias possui 112 casos notificados, sendo que 40 ainda são considerados suspeitos.
Varzelândia: Cinquenta e dois casos foram notificados, 11 continuam sendo investigados e os outros foram descartados através de exames ou alta clínica.
A morte de um paciente, de 60 anos, que apresentou sintomas da doença. Ele tinha comorbidades e no Hospital de Brasília de Minas. Foi coletada amostra de material para exame.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte de uma idosa, de 75 anos, por coronavírus. A paciente morreu no Hospital Municipal Senhora Santana, em Brasília de Minas, no dia 16 de abril.
Por Marina Pereira e Michelly Oda, G1 Grande Minas