Minas GeraisPolíciaPrincipal

Delegacia Virtual facilita o registro de ocorrências em Minas Gerais

A Delegacia Virtual é um projeto da Polícia Civil que permite ao cidadão não ter que se deslocar até a delegacia para fazer o registro de determinados tipos de ocorrência. O Delegado da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr. José Carvalho, explica que a ferramenta facilita em muito o processo que passa a ser realizado via internet, de casa ou mesmo do celular.

Com o objetivo de diminuir o atendimento das delegacias físicas de Minas Gerais e acelerar o processo, liberando os policiais civis e militares para as ruas, a Delegacia Virtual registrou nos últimos 12 meses cerca de 150 mil ocorrências de cinco modalidades de crimes. Nos acidentes de trânsito sem vítimas, perdas ou extravios de documentos, extravio de objetos pessoais, comunicação de pessoa desaparecida e crimes de danos simples, a tecnologia já superou o número de ocorrências em unidades da Polícia Civil.

PUBLICIDADE REGISTRO DE MARCA

A Delegacia Virtual entrou em operação em 30 de abril de 2014 somente para registros de acidentes de trânsito sem vítimas. A expectativa com a implantação era a desoneração dos policiais – que poderão atuar prioritariamente em suas atividades finalísticas, sem ficarem presos nas delegacias, a economia de insumos no âmbito da delegacia e a maior acessibilidade e agilidade de atendimento.

O registro de ocorrências é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente na tela. Após a inclusão dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem que informará o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) e imprimi-lo.  O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins.

As ocorrências podem ser registradas no endereço www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br e desde janeiro deste ano, a população também pode acessar a Delegacia Virtual através de dispositivos móveis que utilizam a plataforma Android e iOS. A ferramenta não afasta o atendimento da delegacia física, entretanto. Quem quiser pode se dirigir à delegacia e será atendido normalmente.

fonte:Conexão Itajuba.

Artigos relacionados