
Duas novas pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta quinta-feira (23) apontam que Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem sobre Aécio Neves (PSDB) na corrida eleitoral. O Ibope mostra que a candidata do PT aparece com 54% dos votos válidos, contra 46% do tucano – uma diferença de oito pontos porcentuais. Já a pesquisa Datafolha, apesar de também apontar Dilma à frente de Aécio, por 53% a 47% dos votos válidos respectivamente, registra uma diferença menor entre os dois candidatos – 6 pontos porcentuais.
Em ambas as pesquisas, a vantagem de Dilma ultrapassou a margem de erro. Nas pesquisas anteriores dos dois institutos, a margem de erro levava sempre a empate técnico entre os dois candidatos.
Datafolha
No Datafolha, Dilma alcança 48% e Aécio atinge 42% dos votos totais. Brancos e nulos somam 5% e outros 5% dizem não saber em quem vão votar.
O instituto pesquisou também a avaliação do governo Dilma e, segundo o levantamento, 44% dos entrevistados julgaram a administração da petista como “boa ou ótima”, um aumento de 2 pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior.
A taxa de rejeição de Aécio subiu 7 pontos em comparação com a pesquisa anterior (de 35% para 41%); Dilma aparece com 37% de rejeição, uma queda de 6 pontos em relação ao último levantamento do Datafolha.
O Datafolha ouviu 9.910 pessoas entre quarta e quinta. O nível de confiança do levantamento é de 95% (ou seja, em cada 100 pesquisas com essa mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE é BR-1162/2014.
Ibope
No Ibope, Dilma chega a 49% dos votos totais, contra 41% de Aécio. Os indecisos somam 3% e os votos em branco ou nulos somam 7%.
A rejeição a Dilma se manteve no mesmo patamar nesta nova pesquisa (36%), entretanto Aécio teve um aumento de sete pontos porcentuais (de 35% para 43% dos entrevistados) neste quesito.
O Ibope ouviu 3010 eleitores entre segunda e quarta-feiras. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95% (ou seja, em cada 100 pesquisas com essa mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE é BR-01168/2014.